domingo, 14 de setembro de 2008

Judô x Musculação

Nossa entrevista hoje é com o professor Denis Foster , 26 anos, formado em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (UPE), que atua como preparador físico à quatro anos. Denis, é faixa preta do 2ª dan de judô e treina há 22 anos.


Ippon: Para um bom desempenho de um atleta é necessário o trabalho de musculação?


Atualmente sim, visto que a ciência do treinamento (preparação física) evoluiu bastante, ao ponto de que os atletas atuais priorizam principalmente a força nas modalidades de lutas.


Ippon: E como é definida a série de treinamento pra um atleta de judô? Existe algum tipo de prioridade nas séries? Como por exemplo, exercícios de perna?


Vai depender de diversas variáveis atreladas. Não existe série pronta, o que existe é uma indicação para um treinamento mais específico (potência anaeróbia e isometria). Porém temos que considerar o somatotipo, e estilo de luta do atleta.

Depende do estilo para poder priorizar os grupos musculares a serem trabalhados com maior ênfase além da obrigatoriedade de que seja feita uma avaliação física, de preferência especifica para a modalidade e também incluindo um teste chamado o SFJT - special fitness judo test único protocolo de avaliação de condicionamento aeróbio e anaeróbio de judocas (cujo autor é um Polonês - Sterkowicz).


Ippon: Qual a diferencia no rendimento entre um atleta que faz musculação e outro que não faz?


A diferença de força! A globalização do Judô, fez com que as ciências do esporte desenvolvessem em cada País o seu estilo de treinamento, e o que ocorre é que o nível ficou tão alto, que quem não treina força fica de fora do processo. Até os japoneses (que no início eram contra) estão nas salas de musculação.


Ippon: Sabemos que alguns atletas começam a pegar uma quantidade exagerada de peso buscando um resulto mais rápido, mas por causa desses excessos ocorrem algumas lesões. Quais os cuidados básicos a serem observados?


Procurar ajuda de profissionais de Educação Física devidamente registrados no CONFEF-CREF. E além de tudo, ter bom senso em seus treinamentos.

Especificadamente na musculação, as dicas são:

- prezar pelo aumento gradativo de cargas

- recuperar bem a musculatura (repouso)

- trabalhar exercícios em velocidade e amplitude de movimentos adequados

- ter acompanhamento de um Nutricionista


Ippon: A partir de que idade um judoca que participa de competições pode inserir a musculação no seu treinamento?


O Colégio Americano de Medicina do Esporte preconiza a musculação também para crianças atletas (desde que com um profissional - personal). Mas acredito que seja de bom senso que crianças treinem força dentro do próprio tatame através de exercícios próprios do esporte. E que só cheguem nas salas de musculação por volta dos 14 anos em média.

Nenhum comentário: